Os pop-ups são um excelente recurso para aumentar as conversões da empresa, por essa razão, estão cada vez mais presentes nas estratégias de marketing das organizações.
É possível criar pop-ups de diferentes formatos e opções de configuração, pois esse recurso foi desenvolvido como alternativa ao banner. Como ele, em vez de inserir anúncios em excesso, é possível divulgar os produtos de maneira mais organizada.
No entanto, a estratégia em questão deve ser pensada de acordo com a experiência do usuário, pois só assim vai facilitar o acesso às informações que são do interesse dos consumidores.
Além disso, é importante ter cuidado com o uso dessa ferramenta porque a relação entre ela e os usuários costuma ser um pouco conflituosa. Isso porque eles podem se sentir um pouco incomodados se o pop-up surgir na hora errada.
Também pode ser desagradável se esse tipo de anúncio oferecer algo que não é do interesse do indivíduo no momento.
De modo geral, quando isso acontece, os resultados positivos que a empresa poderia obter acabam sendo prejudicados.
Este artigo vai explicar como usar pop-ups na estratégia de marketing, como gerar leads com ele, como criar um bom modelo, de que maneira ele consegue aumentar as conversões e o que fazer para gerar leads com esse recurso.
De que modo usar pop-ups nas estratégias de marketing?
O objetivo do pop-up dentro do marketing é bem variado e pode ser usado por empresas de vários setores. Algumas das possibilidades de uso são:
- Promover conteúdos;
- Gerar inscritos no blog;
- Captar contatos de e-mail;
- Fazer ofertas;
- Gerar e nutrir leads.
Independentemente de qual seja o objetivo de uma empresa, como uma que trabalha com película antivandalismo residencial, para alcançá-lo é necessário saber implementar os pop-ups, e algumas dicas para isso são:
Atentar-se ao contexto
Basicamente, para trabalhar com essa estratégia, é de grande relevância entender o comportamento do público. Isso porque sua inserção precisa ser contextualizada para que possa gerar as conversões esperadas.
A empresa deve estar atenta porque entregar informações que não interessam aos usuários acaba sendo uma ação inclusiva, que prejudica a navegação e a relação entre o visitante e a empresa.
Ser relevante
A marca só deve exibir o pop-up se ele estiver de acordo com o momento, no entanto, isso depende da capacidade da empresa em entender o que é relevante para os usuários.
O acompanhamento dessa ação também é primordial, pois se ela não estiver trazendo os resultados esperados, é necessário mudar a tática. Insistir só vai trazer prejuízos financeiros e incomodar os usuários.
Usar os recursos disponíveis
Essa ação deve ser usada de maneira estratégica, portanto, a companhia precisa estudar muito bem como o pop-up deve ser empregado, fazer alguns testes e acompanhar os resultados.
É dessa forma que um fabricante de acessórios para cachorro fêmea, por exemplo, vai diversificar o uso da estratégia e utilizar as ferramentas para desenvolvê-la para escolher onde as janelas vão aparecer e em qual momento.
Principais formas de gerar leads com pop-up
Tendo em vista a importância do contexto, assim como a relevância e as possibilidades de uso do recurso, é praticamente impossível que as empresas consigam gerar leads sem apelar para os pop-ups.
No entanto, é necessário pensar sobre as maneiras como a estratégia será utilizada. Uma das melhores formas é por meio de um blog corporativo, usando o recurso para convidar o usuário a assinar a newsletter.
As publicações longas também podem receber pop-ups logo depois de um certo tempo de leitura, fazendo ofertas interessantes e que estejam de acordo com as necessidades do visitante.
Por fim, ele também pode ser usado para nutrir os leads, aproveitando que o indivíduo consultou determinado conteúdo para oferecer um produto ou serviço.
Como fazer um pop-up?
Para fazer um bom pop-up, é fundamental encontrar ferramentas que estejam de acordo com as necessidades da companhia e sua maneira de usar o recurso.
Uma companhia que oferece aluguel de ventilador mecanico pode usar a Picreel para trabalhar com modelos de design pré-formatados ou criar sua própria chamada.
Essa ferramenta utiliza o rastreamento dos movimentos de mouse e rolagem do usuário para determinar o direcionamento do pop-up.
Outra possibilidade é o OptinMonster, pois apresenta o menor custo do mercado, facilita a inserção de pop-ups nos dispositivos móveis e pode ser integrado a outras ferramentas, como o Google Analytics e o MailChimp.
O Sumo é um recurso que possui versão gratuita e funcional para estratégias básicas, por conta disso, é uma das ferramentas mais usadas para criar pop-ups.
Além disso, também possui fácil configuração para diferentes tipos de chamadas e pode ser usado em dispositivos móveis.
Na hora de configurar a estratégia, é indispensável criar uma mensagem específica, sem usar textos padrões, visto que não são atrativos para o usuário. Por isso, é importante estudar técnicas de copyright e storytelling.
Uma oficina de envelopamento de ônibus também precisa usar uma chamada para ação com intuito de deixar claro o que o usuário precisa fazer.
Sendo assim, se a navegação for interrompida, não é necessário protelar a interação, pois o melhor é dizer o que a pessoa deve fazer.
O mais importante é lembrar que existe uma pessoa do outro lado da tela, assim sendo, a melhor opção é usar linguagem coloquial com foco no objetivo para atrair a atenção do usuário.
Como o pop-up aumenta as conversões?
Uma das ações mais difíceis para as empresas é aumentar as conversões, mesmo existindo várias estratégias para fazer isso.
Portanto, quando se trata de pop-up, é necessário um cuidado maior para evitar assuntos que não são do interesse do usuário. Conheça bem a sua persona.
O ideal é criar uma mensagem que consiga engajar o visitante e fazer com que ele permaneça no site. Para fazer isso, por exemplo, uma confecção de abadá festa pode optar pelos pop-ups de boas-vindas.
Basicamente, o recurso precisa estar bem posicionado na página e trazer uma mensagem objetiva, no entanto, também precisa mostrar claramente onde o usuário deve clicar para fechar a janela.
As conversões acontecem quando a marca transforma o visitante em potencial cliente ou potencial cliente em cliente de fato, por isso outra boa opção é o cupom de desconto.
Os consumidores gostam de ofertas e os cupons de desconto estão totalmente de acordo com suas necessidades. Eles podem fazer o usuário mudar de ideia, permanecer mais tempo no site ou aproveitar as ofertas.
Formas de gerar leads com pop-ups
De modo geral, existem várias formas de gerar leads com pop-ups, e a empresa deve escolher uma estratégia que esteja de acordo com seu público e seus objetivos. Algumas opções são:
Scroll Box
O Scroll Box é uma maneira sutil, mas muito eficiente de usar o pop-up, pois se trata de um recurso usado na parte inferior do site, mas que pode convencer até 4% dos visitantes, sem atrapalhar sua experiência.
No entanto, uma empresa que aluga escritório virtual para MEI terá pouco espaço para fazer sua oferta, por isso o ideal é usar um opt-in simples dentro da newsletter.
Oferecer publicações em PDF
A organização pode oferecer versões em PDF de suas publicações para download, usando um pop-up para fazer a conversão. Trata-se de uma opção pertinente quando a publicação é muito longa ou se for o tutorial com instruções.
Tendo isso em vista, para criar esse recurso, é necessário usar um plugin que converte a página para o formato PDF e subir o arquivo no domínio que vai redirecionar os leads.
Inserir pop-ups nos posts
Para converter os usuários que estão pesquisando sobre curso de cargas perigosas valor, a instituição de ensino pode inserir os pop-ups nas publicações do blog.
Para os usuários, é muito útil receber uma oferta com um guia completo sobre aquilo que ele acabou de ler, e para fazer isso, a empresa só precisa configurar o pop-up que vai aparecer em determinado post que tenha seu tema relacionado.
Oferecer material de destaque
Outra opção interessante é criar um material de destaque e que seja abrangente em relação aos conteúdos de interesse do público.
Para fazer isso, um fornecedor de kit porta de correr embutida drywall só precisa entender qual é o interesse das pessoas e configurar um pop-up que vai aparecer na página depois de certo tempo de navegação.
Considerações finais
Como foi possível ver neste conteúdo, o pop-up é uma excelente estratégia para as marcas, desde que elas saibam orientar o recurso, sem usá-lo de maneira aleatória. A comunicação é a chave do sucesso!
Ter um bom planejamento por trás ajuda a alcançar bons resultados, além de fazer o devido monitoramento para identificar os ajustes necessários.
Para criar as melhores estratégias, é fundamental entender as aplicações práticas para que assim a empresa consiga gerar e nutrir leads e aumentar as chances de conquistar novos clientes.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.